10 dicas para ter seu visto americano aprovado

Visto americano aprovado: 10 (ótimas) dicas

Ter o visto americano aprovado é o primeiro passo para realizar a viagem dos sonhos. Para que tudo saia conforme o planejado, é necessário ter planejamento e organização. Afinal, obter o visto é um processo burocrático, que envolve mais de uma etapa.

Mas agora você pode ficar tranquilo. Para ajudar neste momento crucial da sua viagem, o Mundo dos Vistos preparou uma lista com 10 dicas imperdíveis.

Leia e saiba como ter o seu visto aprovado com comodidade, praticidade e facilidade.

Tenha total tranquilidade na hora de tirar o visto americano:

O processo para tirar o visto americano é burocrático e será necessário passar por mais de uma etapa.

Por isso, a melhor forma de solicitar o seu visto é contar com uma assessoria especializada.

A Mundo dos Vistos tem um time com ampla experiência para que você possa viajar para qualquer destino. Nós podemos cuidar de todas as formalidades. Tornamos um procedimento longo e complicado em algo simples, com total comodidade para a sua viagem.

Oferecemos a orientação completa para dar entrada no visto americano e preparamos você para a entrevista. Além disso, estamos atentos para não perder nenhum prazo.

#1 Escolha o visto correto

Escolha o melhor tipo de visto americano para sua viagem

Uma viagem para o exterior é, sem dúvida, um momento especial para as pessoas. Quem vai para um país tem um bom motivo para isso: turismo, estudos, trabalho, trânsito ou qualquer outra razão.

Definir o objetivo da sua visita aos Estados Unidos é o primeiro passo para que o seu pedido de visto seja bem sucedido. Isso porque há muitas categorias diferentes de visto americano. Cada uma delas é feita para atender determinados objetivos.

Na hora de avaliar o seu pedido de visto, o oficial do governo irá verificar se você escolheu o tipo de visto adequado para os planos de viagem apresentados. Portanto, tenha bastante atenção na hora de selecionar a categoria de seu visto americano.

#2 Preencha o formulário com atenção

gallery-img

Preencha o formulário com atenção

Ampliar

Preencha o formulário com calma e atenção para garantir o visto americano aprovado

Preencher o formulário DS-160 é uma etapa fundamental para ter sucesso na hora de obter o visto americano.

Antes de mais nada, tenha em mente que um oficial do governo irá analisar cuidadosamente todas as respostas. Dependendo do caso, é possível que o visto seja recusado antes mesmo da entrevista.

Além disso, todas as respostas são armazenadas no banco de dados do governo americano. por fim, quando você for comparecer à entrevista, o oficial terá acesso ao seu formulário respondido.

O preenchimento do DS-160 dura, aproximadamente, 90 minutos. Programe-se para fazer tudo com calma, sem interrupções ou distrações.

#3 Guarde os comprovantes

Imprima e guarde todos os comprovantes do seu pedido de visto

Após o envio do formulário, o sistema irá direcionar você para a página de pagamento da taxa consular. Após efetuar a transação, imprima o comprovante de pagamento e guarde em um local seguro.

Aliás, o indicado é fazer isso a cada vez que o sistema gerar um número de protocolo ou comprovante. Dessa forma, você terá provas de que cumpriu cada etapa do processo.

Posteriormente, você deverá agendar o cadastro biométrico no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e a entrevista no consulado.

Imprima os comprovantes de agendamento e guarde também. Pode ser necessário apresentar todos esses papéis posteriormente. Neste caso, você já estará com tudo pronto, para agilizar os trâmites.

#4 Verifique seu passaporte

Verifique o passaporte antes de solicitar o visto americano

Sem um passaporte válido não é possível fazer uma viagem internacional, independente do destino. Portanto, antes de dar entrada no pedido de visto, você deve ter o passaporte em mãos.

O visto americano só é concedido para pessoas com um passaporte válido pelos próximos seis meses ou mais. Fique atento, também, à data de validade. Se o seu documento está prestes a expirar, pode ser a hora de renovar o passaporte.

Depois disso, você poderá iniciar os procedimentos para obter o visto americano.

#5 Separe uma pasta para a documentação

Solicitar o visto é um trâmite burocrático. Portanto, você deverá apresentar todos os documentos exigidos durante o atendimento presencial.

Apresentar a documentação incompleta é um dos principais fatores que causam a recusa do pedido de visto. Para garantir que isso não irá acontecer com você, separe tudo com antecedência.

Uma excelente dica é reservar uma pasta para guardar todos os papéis importantes. Assim, você terá acesso fácil e rápido a tudo que precisa. Outra boa estratégia é fazer uma listinha com toda a documentação a ser apresentada em cada etapa do processo.

A lista de papéis pode variar de acordo com o tipo de visto solicitado. Mas há alguns documentos obrigatórios para todos os solicitantes. Leia e saiba o que esperar:

Documentos necessários para dar entrada no pedido de visto americano:

Junto ao seu formulário DS-160 devidamente preenchido, será necessário aprensetar também:

  • Passaporte válido pelos próximos seis meses ou mais;
  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Contracheque ou comprovante de rendimentos recente

Documentos importantes para o atendimento no CASV:

Seu atendimento no CASV, o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto, tem como objetivo fazer a coleta de biometria e verificar o passaporte. Você deve levar todos os documentos exigidos:

  • Confirmação do agendamento de entrevista;
  • Confirmação de preenchimento do DS-160;
  • Passaporte válido pelos próximos 06 meses;
  • Passaportes anteriores (caso haja);

Documentos importantes para a entrevista no consulado:

É nesta etapa que acontecerá a entrevista presencial, com o oficial do governo americano. Separe todos os documentos necessários. Na maior parte dos casos, será necessário apresentar (e não somente):

  • Passaporte válido pelos próximos 06 meses ou mais;
  • Passaporte antigo com visto americano (se houver);
  • RG (carteira de identidade);
  • Certidão de nascimento, de casamento ou divórcio;
  • Comprovante de residência;
  • Cópia da declaração para o Imposto de Renda;
  • Extrato bancário dos últimos três meses;
  • Comprovantes de renda mensal dos últimos três meses;
  • Comprovante do hotel ou outra acomodação onde você irá ficar
  • Planos de viagem (passeios, ingressos para pontos turísticos, atividades programadas, etc.)
  • Comprovante de laços com o Brasil (carteira de trabalho, vínculos familiares próximos, documentos que indiquem situação econômica estável, bens como casa ou carro, entre outros)

#6 Conte com uma assessoria especializada em obter visto americano aprovado

Obter o visto americano nem sempre é algo simples. Mas não há motivos para que isso impeça você de realizar o sonho de conhecer os Estados Unidos.

A forma mais eficaz de conseguir o seu visto americano poder contar com profissionais especializados. A Mundo dos Vistos tem um time com bastante experiência, que analisa cada caso individualmente.

Por isso, podemos oferecer a melhor orientação para que você consiga o seu visto com toda a facilidade. Tudo isso com confiança, conforto, praticidade e facilidade.

#7 Organize sua vida financeira e aumente as chances de ter o visto americano aprovado

As finanças são um assunto sério na hora de pedir o seu visto americano. Antes de mais nada, será necessário comprovar que você tem condições de arcar com os custos da viagem.

A renda mínima exigida irá variar de acordo com o tipo de visto solicitado. Caso seja necessário, é possível indicar um responsável financeiro pela sua viagem. Isso deve ser feito durante o preenchimento do formulário eletrônico.

Além disso, o governo americano precisa se certificar de que o dinheiro da viagem foi obtido de forma lícita. Portanto, você deverá apresentar seu holerite ou comprovante de rendimentos. Também será necessário mostrar o comprovante de declaração do Imposto de Renda.

Outro ponto importante em estar com toda a documentação relativa às finanças em ordem é comprovar que você possui uma situação econômica estável. Isso aumentará as chances de que seu visto seja concedido.

Afinal, uma pessoa com renda própria provavelmente não terá a necessidade de largar tudo para viver ilegalmente nos Estados Unidos.

#8 Fique atento às suas redes sociais

É bem fácil descobrir muito sobre uma pessoa hoje em dia. Basta procurar pelo nome dela em sites de busca ou em redes sociais.

Existe a possibilidade de que o oficial do consulado americano procure pelos seus dados desta maneira antes da entrevista.

Portanto, tire um tempinho para rever suas postagens passadas com atenção. Às vezes, uma brincadeira, meme ou piada pode ser mal interpretada por alguém que não conhece você pessoalmente.

Para ter mais tranquilidade, apague ou deixe certos posts em modo privado, para que apenas o seu círculo de amigos tenha acesso.

#9 Prazos são importantes para quem quer o visto americano aprovado

Todo processo burocrático tem prazos, e é importante que você acompanhe cada um deles atentamente. A perda de um prazo pode acarretar em atrasos desnecessários para o andamento do seu visto.

Por fim, após a entrevista, você deverá aguardar por aproximadamente 10 dias para que o visto americano seja emitido.

Anote tudo ou salve no celular, para acompanhar o processo com tranquilidade e eficiência.

#10 Cuide da sua apresentação pessoal

Quando você for comparecer ao atendimento no CASV e no consulado, escolha a vestimenta com atenção.

Não é necessário vestir roupas de grife, mas é recomendado escolher roupas sociais e discretas. Evite chinelos, bermudas e regatas.

Também não é recomendado usar roupas muito decotadas, curtas ou justas. O ambiente do consulado é todo refrigerado, então se você costuma sentir frio com facilidade, não esqueça de levar um agasalho.

Lembre-se de que ocultar o rosto, mesmo parcialmente, não é permitido. Portanto, evite chapéus, óculos escuros ou acessórios.

Dica bônus

Como se comportar durante a entrevista para ter o visto americano aprovado

A entrevista no consulado é uma das últimas etapas para quem deseja obter o visto. Ela é presencial e o oficial tem o poder de aceitar ou de recusar o pedido do viajante.

Portanto, é comum que as pessoas sintam uma certa ansiedade antes desse compromisso. A dica é manter a calma. Seja cordial, sem deixar de lado a seriedade.

Evite fazer piadas, puxar conversa ou demonstrar intimidade excessiva diante dos funcionários do governo americano. Concentre-se em responder àquilo que foi perguntado de forma objetiva e honesta.

Desta maneira, sua chance de obter o visto será ainda mais alta.

Quero tirar o visto americano com tranquilidade. O que devo fazer?

Como você provavelmente pode perceber, o processo para obter o visto americano é burocrático e pode gerar bastante ansiedade. Por isso, a melhor dica para que tudo corra bem é contratar uma assessoria especializada.

Temos ampla experiência em todos os passos do processo e poderemos cuidar de toda a burocracia, sem perder nenhum prazo importante.

Aqui, na Mundo dos Vistos, podemos lhe orientar sobre todos os passos necessários para sua viagem. Oferecemos todo o suporte para que você saiba :